domingo, 10 de maio de 2015

Dia das Mães

 Hoje é um dia muito especial para todas as mães, então trate de dar um abração nessa pessoa tão importante, mas que hoje é dia das mães todo mundo sabe, mas como o segundo domingo de maio virou o dia das mães ? E é sobre isso que contarei um pouco nesta postagem.

 Dez da idade antiga e idade media há relatos de comemorações para figuras maternas, mas este dia só teve uma data oficial mesmo por causa de uma garota chamada Anna Jarvis. 
  
 Anna, em 1905, entrou em grande depressão por causa da perda de sua mãe. Foi nesse meio tempo que ela e suas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe em uma festa, Anna quis estender para todas as mães, para ensinar as famílias a importância de uma figura materna.

 Em 10 de maio de 1908, o grupo de Anne conseguiu celebrar um culto em homenagem às mães na Igreja Metodista Andrews, em Grafton. e isso ajudou muito para a divulgação dessa data (que ainda n existia), pois o então governador do estado de Virgínia Ocidental Glassock, definiu a data de 26 de abril de 1910 como o dia oficial de comemoração em homenagem às mães.
  
Em 1914, o então presidente dos EUA, Woodrow Wilson, fez com que a data virasse nacional no país, e que deveria ser comemorada no segundo domingo de maio, em pouco tempo mais de 40 países adotaram a comemoração. 

O dia das mães no Brasil foi comemorado pela primeira vez em 12 de maio de 1918, na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre.  Mas foi  Getulio Vargas, em 1932, que oficializou a data no segundo domingo de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário